Como gessar uma parede passo a passo

Como gessar uma parede

Como gessar uma parede passo a passo

1. O reboco é uma das etapas finais do acabamento de uma parede interna ou externa. 


Enquanto a aplicação de gesso é um processo altamente técnico que geralmente é melhor deixar para os profissionais, qualquer proprietário pode fazê-lo, desde que sigam algumas diretrizes-chave. Primeiro, comece com um lote de gesso espesso e recém-misturado. Espalhe o gesso em uma parede limpa com uma espátula e, em seguida, use um flutuador de mão para alisá-lo de um canto a outro. Depois de descobrir inchaços e inconsistências, a parede estará pronta para pintura ou papel de parede.

Conheça nosso Curso de Gesseiro Online

1. Preparando sua área de trabalho e materiais


Comece com ferramentas limpas. Um dos requisitos mais importantes (e muitas vezes negligenciados) de um trabalho de reboco profissional é evitar a contaminação. Antes de começar a misturar o gesso, certifique-se de que seus baldes, colheres de pedreiro, flutuadores e qualquer outra coisa que entre em contato com a parede estejam impecáveis. Se você não estiver disposto a comer fora, não está limpo o suficiente. 


Se até mesmo um pequeno traço de sobras de gesso do trabalho anterior chegar à parede, isso poderá interferir na capacidade do gesso de grudar na parede ou de se ajustar adequadamente. Use água fria, deixe-a de molho e misture o mínimo possível se quiser que o gesso se ajuste devagar. Use água quente e misture muito se quiser que o gesso fique bem rápido.

2. Coloque panos para manter sua área de trabalho limpa. 


Alguns lençóis de lona baratos ou um par de lonas de plástico fornecerá uma barreira contra poeira, respingos e pegadas de argamassa lamacenta. Reboco pode ficar bastante confuso, então esta medida simples pode poupar-lhe um processo de limpeza exaustiva mais tarde. O gesso é mais difícil de limpar paredes escuras, porque você terá que lavar qualquer gesso que caiu com farrapos e água depois. 


O gesso também pode danificar ou arranhar pisos de madeira ou laminados, portanto, certifique-se de cobrir bem o chão.


Para uma proteção hermética, use a fita do pintor para prender o pano no chão embaixo da parede.
Quando terminar, basta enrolar os panos, levá-los para fora e borrifá-los.
A maior causa de queda de gesso das ferramentas é misturar muita água. À medida que melhora, você deixa cair menos gesso, diminuirá em suas mãos e a limpeza será menor.

3. Limpe a parede para remover poeira e detritos. 


Esfregue a parede de cima para baixo com uma escova seca de cerdas duras. Preste atenção especial às áreas com acúmulo pesado, ou onde camadas desfiadas de gesso antigo deixaram para trás aglomerados. Quando terminar, limpe a parede com um pano úmido para pegar o que você soltou com o pincel.
Prime sobre áreas manchadas para garantir que o gesso irá aderir corretamente.

Repare quaisquer rachaduras na parede antes de rebocá-lo.


Para testar se a parede está pronta para aceitar novo gesso, passe o dedo sobre a superfície. Se ele ficar sujo de poeira, ainda precisa de algum trabalho. Pulverizar a parede com água ajudará o novo gesso a aderir à parede antiga.


Você deve sempre começar limpando sua superfície de trabalho, esteja recapeando uma parede antiga ou rebocando uma nova faia. Poeira, sabão, óleo, alcatrão e mofo fazem com que o gesso não adira à superfície. Além disso, uma parede muito seca faz com que a água seja absorvida pelo gesso e colocada antes de ter tempo de grudar na parede.

4. Escove a cola PVA para preparar a parede para segurar o gesso.


Combine uma parte de cola PVA com quatro partes de água em uma bandeja de tinta descartável e misture bem. Role ou escove o PVA em toda a parede, visando a cobertura total. Para melhores resultados, o gesso deve ser aplicado enquanto o revestimento de PVA estiver pegajoso, mas não completamente seco.

A cola de PVA é necessária para ajudar o novo gesso a aderir à parede.



Um revestimento preliminar também impedirá que o substrato lixe a umidade do gesso, o que pode causar o desmoronamento.

5. Misture seu gesso em um balde de 5 ou 7 galões (18,9 ou 26,5 L) (19-26 L).


Encha o balde até a metade com água fria e limpa. Abra um novo saco de mistura de gesso e agite-o no balde até formar um monte acima da superfície da água. Em seguida, use um êmbolo ou vareta de agitação para começar a incorporar as partículas de gesso secas.


Sempre adicione a mistura de gesso à água, e não o contrário. Se você adicionar água ao gesso, você terá que aplicar pressão para misturar o gesso na parte inferior do balde e você vai misturar demais o gesso e ele será colocado rápido demais para trabalhar. Mexa a mistura enquanto adiciona o gesso.


Uma furadeira elétrica com um acessório de remo pode economizar muito tempo se você estiver misturando lotes grandes ou múltiplos. Você deve saber que misturar o gesso com um acessório em sua broca fará com que o gesso se ajuste muito mais rápido. Use o anexo para trabalhos grandes, onde você aplicará muito gesso em um curto espaço de tempo. Se você estiver fazendo pequenos remendos, use um balde menor e misture com a mão para que o gesso fique mais lento e dê tempo para trabalhar.

6. Agite o gesso continuamente para engrossar. 


Continue misturando até ficar perfeitamente liso e sem grumos.

De vez em quando, raspe os lados do balde para soltar os bolsos secos. Quando você terminar, o gesso deve ter aproximadamente a mesma consistência da manteiga de amendoim.



Uma boa maneira de determinar se o gesso é grosso o suficiente é enfiar um agitador de tinta de madeira no balde. Se ele se levantar sozinho, significa que seu gesso está correto.

2 parte -Aplicando o primeiro revestimento de gesso

1. Coloque um pouco de gesso fresco no seu quadro de falcões.


Retire o gesso do balde com a borda da sua espátula. Se você transferiu o gesso para uma superfície separada, como uma lona ou mesa de mistura, basta arrastá-lo diretamente para o falcão. Empilhe-o para que você não seja forçado a interromper seu fluxo para adicionar mais.

Quando devidamente misturado, o gesso não deve ficar com o falcão. Se você quiser, no entanto, você pode molhar o falcão um pouco para ajudar a liberar.

2. Use sua espátula para preparar uma pequena quantidade de gesso.


Deslize a borda plana da espátula sob uma extremidade do gesso e pegue o suficiente para cobrir uma tira do chão ao teto. Para garantir precisão e eficiência, certifique-se de que o gesso esteja diretamente no centro da espátula.

Comece com uma quantidade conservadora de gesso e adicione mais conforme necessário. É muito mais fácil construir o casaco durante o processo do que nivelar um globo gigante.

3. Passe o gesso na parede, começando pelo canto inferior.


Agache-se e empurre o reboco para cima da parede em um arco suave, em pé enquanto você vai para alcançar as partes mais altas. No topo do seu traço, deslize a espátula por 2-3 polegadas (5-8cm), depois inverta o movimento e abaixe-o novamente. Você usará essa mesma técnica para suavizar o gesso um pouco de cada vez.

Se o gesso for macio e escorregar um pouco na parede, deixe 5 minutos para endurecer um pouco, depois bata novamente com a espátula e não escorregue.

Mantenha a sua espátula ligeiramente inclinada. Segurá-lo flush pode puxar o gesso longe da parede.
Para a primeira camada, aponte para uma espessura de aproximadamente 3/8 ”(1cm).

4. Emplastre a parede em seções.


Continue trabalhando o seu caminho ao longo da parede, espalhando o gesso de baixo para cima. Pause conforme necessário para colocar mais gesso no seu quadro de falcões. Repita este padrão até que o gesso tenha sido espalhado uniformemente por toda a superfície.


Você pode precisar de uma escada para atingir os cantos superiores da parede.

Não se preocupe muito em obter a espessura perfeita neste momento. Você vai voltar para o gesso mais tarde para suavizar e polir.

5. Alise a primeira camada de gesso.


Uma vez que o gesso estiver no lugar, limpe sua espátula e passe-a sobre a parede em todas as direções. Aplique uma quantidade consistente de pressão, concentrando-se em pontos onde o gesso é mais espesso ou as bordas superiores criaram a costura. Imagine que você está congelando um bolo - cada varredura deve deixar a superfície mais polida e nivelada.


Se necessário, use um frasco de spray para voltar a umedecer as primeiras seções de gesso. Isso fará com que respondam melhor à espátula.


Um pincel úmido de alta qualidade pode ser útil para retocar bordas e cantos complicados.

6. Raspe o gesso para adicionar textura antes de adicionar a segunda camada (opcional). 


Considere marcar o gesso molhado para criar uma base melhor para a segunda camada. Passar o gesso verticalmente de uma extremidade para a outra com um flutuador devilando ou espátula dentada. Agora que você deu ao resto do gesso algo para segurar, você não terá que se preocupar com ele rachando ou se separando. 

Se você não tiver acesso a nenhuma dessas ferramentas, também poderá usar um garfo ordinário, embora isso possa demorar um pouco mais.

A pontuação cria sulcos rasos que aumentam a área total da superfície da parede e permite que a segunda camada adira melhor. 

3. espalhando e polindo o revestimento do revestimento


1. Espalhe sobre uma segunda e última demão de gesso. 


O revestimento externo “desnatar” também pode ser de cerca de 3/8 ”, embora você possa se safar com uma camada tão fina quanto 1/12”, ou cerca de 2 mm. Aplique este casaco exatamente como você fez no primeiro, certificando-se de que não há lacunas ou costuras óbvias.

Você pode alisar o revestimento com a sua espátula ou trocá-lo por um flutuador para cuidar dos últimos retoques.

2. Use um flutuador para obter um acabamento uniforme. 


Deslize o flutuador levemente sobre a superfície do gesso úmido em todas as direções para trabalhar com grumos, linhas, buracos e inconsistências de espessura. Quando você terminar, a parede deve ter uma aparência suave e uniforme.

Não tenha pressa. Suavizar o emplastro é uma tarefa meticulosa, mas importante para se fazer corretamente.

Tenha cuidado para não polir muito o gesso. Eventualmente, ele começará a ter uma qualidade brilhante, o que pode enfraquecer a retenção de tinta e papel de parede.

3. Deixe o gesso para definir. 


Dependendo de várias condições, o gesso pode levar de 2 a 5 dias para endurecer totalmente. Evite manusear o gesso fresco enquanto seca. Qualquer imperfeição que ele captar durante esse tempo será visível na parede final. 


Fatores como a composição do gesso, a temperatura da área de trabalho e a quantidade de umidade no ar podem ter um impacto nos tempos de secagem.

A parede deve estar totalmente seca antes de adicionar tinta, papel de parede ou qualquer outra decoração.


Conheça nosso Curso de Gesseiro Online
Como gessar uma parede passo a passo Como gessar uma parede passo a passo Reviewed by Pets e Acessórios on 22:47 Rating: 5

Nenhum comentário:

ads
Tecnologia do Blogger.